segunda-feira, 14 de março de 2016

Amar é a solução

Grupo Familiar Ebenézer
02/03/2016


Texto: I João 4:7

"Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus."

O amor está na moda; vivemos dias em que todos falam de amor. Parece fácil amar,

Mas o que é amar? Como é possível amar? Amar a quem? Amar quando? Amar por que?

Ana Maria Braga disse na tv: “é preciso aprender a se levantar da mesa quando o amor já não estiver servido”. Época do amor descartável, substituível, sem sentido, desprovido de profundidade.

Um pouco do  que a Bíblia nos fala sobre amor:

A declaração de que devemos amar uns aos outros  está presente por toda a escritura, tanto no velho como no novo testamento, mas como entender e como colocar em prática este amor? vejamos:

4:7 João nos chama “amados” - Mesmo sem nos conhecer ele nos escreve, e com esta carta nos demonstra amor verdadeiro, quem ama passa seu conhecimento e suas experiências, não guarda para si mesmo.

4:7 “uns aos outros” – Vida de proximidade, se nos reunimos de 30 em 30 dias não teremos intimidade, liberdade, e talvez nem mesmo amizade. Não precisamos amar o mundo todo, é preciso primeiro amar que está perto, do lado.

4:7 “o amor vem de Deus” – Este amor não está dentro de nós, ele não age sozinho, ele não é uma paixão. Ele vem de Deus, porque este amor é de Deus.
- Não podemos confundir amor com bondade, com generosidade, com compromisso.  Pessoas boas, generosas ou compromissadas nem sempre agem simplesmente por amor.

Como podemos saber que este amor não é nosso?

Rm 3:23 “porque todos pecaram e carecem da glória de Deus”. O pecado diminui nossa capacidade de amar outra pessoa além de nós mesmos. Com certeza estamos muito mais preocupados com nosso próprio prazer, ou nossa própria vida do que com o que acontece com nossos vizinhos.

Como podemos saber que temos esse amor dentro de nós?

Rm 5:5 “...o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espirito Santo, que nos foi outorgado.”

Derramado – entregue com abundância, até que estejamos transbordando;
Espírito Santo – derramado pelo próprio DEUS;

Outorgado – o amor de Deus nos é entregue para que possamos utiliza-lo, pratica-lo, dia a dia. Em o nome daquele que nos outorgou, nos deu uma procuração para agir em seu nome.

Como podemos amar?

João 15:5 – precisamos de Cristo porque sem Ele nada podemos fazer.

João 15:7 – é preciso “permanecer”, ter a mente voltada para Cristo, ter este objetivo claro e definido desde a manhã até a noite. “ter as suas palavras” Ler a Bíblia sempre;  e o amor frutificará.

- Qual o objetivo disso?

João 15:8 – Que Deus seja o único glorificado.


A perspectiva da nossa vida tem que ser sempre glorificar o nome do Senhor Nosso Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário