quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Autoridade!


Você Consegue viver sob ela?

“Chamou Moisés a Josué e lhe disse na presença de todo o Israel: Sê forte e corajoso; porque, com este povo, entrarás na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais; e tu os farás herdá-la. Deuteronômio 31.7”.
                               No Brasil acabamos de mudar a direção do País, parece que nada tão traumático, afinal o mesmo partido continuará exercendo o poder; no entanto de ministérios a chefes de repartições pessoas serão removidas, realocadas, demitidas, contratadas; decisões antigas serão confirmadas, descartadas, negadas. A verdade é que tudo vai mudar, mesmo que seja só  um pouco!
                               O povo de Israel que havia saído do Egito havia sido renovado, os escravos que deixaram o cativeiro estavam mortos, restavam Moisés, Josué e Calebe, no entanto o povo era cada dia maior. Estavam agora frente a frente com a terra prometida, mas não iriam adentrá-la sob o comando da voz que estava acostumados a ouvir. Moisés conheceria “direto”  Canaã Celestial.
                               A liderança agora seria de Josué, que foi devidamente apresentado por Moisés ao povo, e este dissera: “ tudo o que você nos ordenar faremos, e aonde quer que nos enviar iremos...”Josué 1.16.
                               Como o povo no deserto atravessamos um período de transição de governo, o que é excelente pois o exercício da democracia é a consolidação da liberdade política. O que resta saber é como devemos nos comportar diante desse governo, sendo nós partidários do governo ou da oposição.
                               Alguns fatos importantes para meditarmos:

1 – Primeiro o que diz a Palavra:

"Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria, eu sou o Entendimento, minha é a fortaleza. Por meu intermédio, reinam os reis, e os príncipes decretam justiça. Por meu intermédio, governam os príncipes, os nobres e todos os juízes da terra." Pv 8.14-16.

2 – Quem constitui os governos é  Deus.

“Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal.”

3 – Quais os deveres do povo de Deus para com seus governantes:

Interceder – I Tm 2.1,2 “Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas,        orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e pacífica, com toda a piedade e dignidade.”

Honrar – I Pe 2.17 “Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei.”

Pagar Tributos e Impostos – Rm 13.6,7 “É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho.”
  
Sujeitar-se a autoridade – Tt 3.1 “Lembre a todos que se sujeitem aos governantes e às autoridade,,,   sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom,...”
Não se conformar com a injustiça e a opressão – Is 1.16,17 “Lavem-se! Limpem-se! Removam suas más obras para longe da minha vista! Parem de fazer o mal, aprendam a fazer o bem! Busquem a justiça, acabem com a opressão. Lutem pelos direitos do órfão, defendam a causa da viúva.”

                Levanto então duas questões para que possamos refletir com carinho:

a)        Todo governante é colocado no poder por Deus?

b)      O povo deve se sujeitar a todos os governantes, mesmo àqueles que não cumprem os deveres inerentes aos seu ofício?

Waner,
Goiânia 13/01/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário